quinta-feira, 3 de março de 2011

Texto 4 - Ouro Preto : O melhor carnaval de Minas

   Mais um carnaval se aproxima e a saudade do carnaval de Ouro Preto bate forte no meu coração . Morei naquela cidade durante um ano na República Baviera (pra mim disparado a melhor de Ouro Preto ).Cheguei em Outubro e tive um tempinho para me preparar para o carnaval .Mas mesmo assim não foi fácil tendo esse que lhe escreve perdido seis kg , durante a festança .
  Ali naquela pequena cidade turistas de todas as partes do brasil se reunem num dos melhores carnavais de rua do Brasil . É um mar de gente a subir e descer as ladeiras históricas daquela cidade . Das sacadas a água e atirada nos foliões que agradecem devido ao forte calor que na epóca do carnaval costuma acompanhar a festa .
  Nas mais de cem Repúblicas universitárias a festa não para , cada uma realiza sua festa , nem sempre ao som de marchas de carnavais , pois ali a democracia permite festas regadas a reggae , rock , funck , eu particularmente nessa epóca prefiro as velhas marchinhas de carnaval e os sambas enredos das escolas de samba . Muitas repúblicas tem tambem seus blocos que desfilam de dia . , sem falar nos blocos dos nativos (modo como os estudantes chamam a população local )
   Hoje os blocos em sua maioria usam a famosa mortalha , que se não prioriza a criatividade procura organizar e dar segurança a seus participantes , mas pode se ver ainda muitas pessoas fantasiadas com as mais diversas fantasias , o que enriquece muito ao carnaval .
  Se de dia as ruas são marcadas pelos blocos a noite e a vez das escolas de samba que desfilam na praça Tiradentes a principal da cidade , as ruas ficam lotadas e em muitos casarões são improvisados bares para servir aos foliões . As ruas ficam cheias todos os dias e os foliões brincam até ao amanhecer .
  Nas repúblicas  nessa hora têm gente chegando da rua , outros acordando e muitos passaram a noite ali mesmo curtindo as boates e festas das repúblicas . Nós últimos anos donos de pousadas e hotéis vem tentando dar uma freada nas repúblicas alegando que essas hospedam os turistas e concorrem com eles de forma desleal , mas esses sempre lotam e nuncam vão poder competir com as repúblicas em relação ao turista que vai com a intenção de ficar e brincar a festa das repúblicas , esse não quer ficar em hotel ou pousada , de forma que têm espaço para todos , hotéis , pousadas e repúblicas . Se quer descansar ou dormir não vá para as repúblicas , agora se quer curtir o melhor carnaval de minas fique em república , e garanto que nunca vai esquecer , eu mesmo passei treze anos seguidos , ai que saudade ..........

4 comentários:

  1. Este blog ta muito devagar... Receitas,saudosismo etc.. Falta um pouco de putaria.

    ResponderExcluir
  2. Grande Bufas. Belo resumo de uma experiência inigualável. O carnaval de Ouro Preto e todas as festas das repúblicas são ricas em novas amizades, bons papos, cerveja gelada e boa música. Uma fonte de saudades... (Mongo e Valéria)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o resumo do carnaval de Ouro Preto, concordo com Valéria e Mongo tbm.....ah Ouro Preto quem te conhece não esquece jamais.....saudadeeees bufas..
    bjão

    ResponderExcluir