quarta-feira, 16 de março de 2011

Texto 5 - Estradas a Roleta Russa do Brasileiro ......

     Mais uma folia do momo passou e mais uma tragedia ficou marcada com os números de acidentes e mortos nas estradas brasileiras .
     No excelente filme o Franco Atirador de Michael Cimino de 1978 , estrelado por Robert de Niro , Meryl Streep e Christopher Walken , três amigos de uma pequena cidade americana vão lutar na guerra do Vietnam , ali são capturados e obrigados a jogar roleta -russa . Os vietcongs colocavam uma bala num revolver de seis balas e giravam o tambor antes de fechar o mesmo , a seguir dois prisioneiros iam puxando o gatilho na própria cabeça alternadamente até um deles ser o premiado com um tiro na cabeça ........
     Viajar em nossas estradas hoje e como jogar roleta -russa , só no carnaval foram 4.165 acidentes registrados pela Polícia Rodoviária Federal . Foram 213 vítimas fatais , estamos nos acostumando com esses números ,mas pergunto , em qual guerra morrem hoje no mundo 213 pessoas em quatro dias ?
São numeros dignos de uma guerra .
     Não posso afirmar mas dúvido que em qualquer outro país do mundo ocorram 4 165 acidentes em estradas num período de 4 dias . As principais causas desses acidentes são as ultrapassagens irregulares e
em locais proibidos , junte -se a isso o abuso de alcool e drogas , as condições das estradas , as condições dos carros , e pronto, pode fechar o tambor da arma e girar , a sorte está lançada .........
     O senador Valdir Raupp do PMDB ontem discursou mostrando esses números em Brasília , mas em breve ninguem se lembrará de seu discurso e novas centenas de vitímas se espalharam na semana santa .
Um pouco da culpa cabe a nosso ex-presidente jk que tinha entre seus lemas o de que ´´abrir estradas e governar ´´ .Nosso país tinha de investir e em portos e ferrovias como todos os paises desenvolvidos fazem.
     Enquanto continuarmos nos aventurando na roleta-russa sem exigir de nosso governates providências concretas nesse sentido , o quadro não ira mudar . Mesmo com a lei seca e bafometros o número de acidentes no carnaval de 2010 para 2011 aumentou em quase mil acidentes . Some-se a isso o número crescente de carros a cada ano , as inúmeras obras irregulares nas estradas ,marcadas por corrupção e esquemas de licitação corrompidos .
   O Brasil tinha obrigação de fazer pelo menos  duas grandes ferrovias ligando o Atlântico ao Pacifíco , de 
repente uma ligando o Rio ao Chile , uma de Salvador até ao Atlântico , e outras duas do Sul do país ao Norte , além disso temos de construir novos portos e incentivar o tranporte de cargas por mar . um arroz não pode sair do rio grande do sul e ir até Recife de caminhão pela rodovia 101 ,  e pensar que já fomos o quarto maior construtor de navios do mundo .
   Sem providências sérias nesse sentido que exigem obras de infra - estrura pesadas vamos continuar brincando de roleta-russa em nossas estradas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário