quarta-feira, 23 de março de 2011

texto 6 - A profissão mais perigosa do mundo ..........

  Muitos deverão estar se perguntando qual a profissão mais perigosa do mundo ? Outros a essas alturas deverão estar chutando , caçador de tubarões , mergulhador , astronauta , policia , bombeiro ... talvez estejam certos , mas se eu fosse responder seria ser soldado da defesa antiaérea .
   A defesa antiaérea surgiu antes mesmo do aparecimento dos aviões , foi em 1794 quando os exércitos  Austríacos tentaram sem sucesso abater um balão militar francês com seus canhões . Mas seria na primeira grande guerra mundial que a defesa antiaérea passaria a ser fundamental em todos os grandes exércitos . Embora os aviões militares ainda fossem raros e ineficazes , já conseguiam fazer estrago e por isso mesmo mereciam atenção da defesa antiaérea , que somente nessa guerra derrubou 2347 aviões .
   Já na segunda guerra mundial os aviões eram considerados fundamentais nos combates , estavam agora divididos em caças , aviões de transporte , bombardeios , com isso teve a defesa antiaérea de se aprimorar e diversificar seus tipos de armamentos , com canhões  de diversos calibres , e metralhadoras .Cabe destacar nessa guerra a defesa antiaérea de Berlin que embora fosse a mais poderosa do mundo não conseguiu impedir os ataques de americanos e ingleses que bombadeavam a cidade de dia e de noite . A defesa antiaérea russa em stalingrado quando esses conseguiram cercar os alemães naquela cidade , também merece destaque pois conseguiu expulsar a luftwaffe (força aérea do reich ) do teatro de operações naquela batalha deixando o exército alemão cercado em stalingrado sem proteção aérea e sem abasteceimento ,levando trezentos mil soldados de Hitler a derrocada em Stalingrado .
   Depois da segunda guerra mundial cabe destaque a defesa antiaérea de Hanói capital do Vietnã do norte ,essa possuía sistemas de radares super avançados e misséis SAM , fornecidos pela China e Russia aos vietcongs . Essa forte resistência antiaérea foi responsavel por derrubar 4 mil helicopteros , e mais de mil aviões americanos durante a guerra .
   Depois do Vietnã os Estados Unidos fizeram uma total revisão em suas formas de combater , e de lá pra cá passou a ser a defesa antiaérea de seus inimigos o primeiro alvo a ser atacado em qualquer conflito . Na guerra do Iraque quando Geoge Bush (o pai ) atacou o Iraque, a defesa antiaérea de Bagda lutou bravamente disparando suas armas para o ar , essas imagens ficaram marcadas para sempre , parecia mais um videogame do que uma guerra , mas aos poucos os caças e misséis americanos foram silenciando essa resistência iraquiana .
   Agora na guerra contra as forças de kadaffi e novamente a defesa antiaérea a primeira a ser atacada , e sabendo da disparidade de forças entre os dois lados que se degladeiam , já sabemos o que acontecerá com a defesa antiaérea de kadaffi , provavelmente será a primeira a ser destruída , e por essas que considero hoje ser membro de uma defesa antiaérea a profissão mais perigosa do mundo ...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário